Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

COMUNICAÇÃO


15/07/2016 - 10:46 - Comunicação pública
Artigo: Falta compreensão sobre o que é a comunicação pública

Não há democracia sem um sistema de comunicação que dê espaço à pluralidade politico-cultural. Infelizmente, este é um desafio histórico no Brasil, onde os maiores jornais e os canais da televisão aberta se concentram nas mãos de poucas famílias. Foi neste cenário que um tivemos um alento em 2008: a criação de uma empresa nacional de comunicação pública, agora alvo de ataques desonestos de setores conservadores.


11/07/2015 - Tecnologia em comunicação
No twitter, jornalista revive tempo real da vitória do Brasileirão de 95 pelo Botafogo

Lá se vão 20 anos do último título nacional do Botafogo. E para manter a memória viva do Brasileirão de 1995, o jornalista e historiador Thales Machado adotou uma iniciativa bastante criativa: através do perfil do twitter O Botafogo de 95, está revivendo em tempo real os acontecimentos daquele ano. O perfil apresenta os acontecimentos como se eles estivessem acontecendo este ano e traz ainda fotos e documentação da época.


09/07/2015 - Comunicação Pública
Trabalhos da Comissão da Verdade e da Comissão de Anistia dão origem a filmes

Graças ao levantamento de novas informações do regime militar a partir de trabalhos da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão de Anistia, novos materiais literários e audiovisuais vêm sendo produzidos, ajudando a revelar mais detalhes das atrocidades praticadas no período. Porém, ainda não se vislumbra uma mudança na postura do Estado, prevalecendo o silêncio sobre as graves violações de direitos humanos.


10/01/2015 - Democratização da mídia
ARTIGO | Liberté, Egalité, Fraternité: reflexão sobre o caso Charlie Hebdo

Muito defensor de Liberté pra pouco defensor de Egalité e Fraternité. Assim resumiu uma amiga os debates que se seguiram após o ataque ao jornal francês Charlie Hebdo. O terrorismo não é justificável e nem tampouco o humor pode ter carta branca. Infelizmente, há sempre os bastiões do "absolutismo da liberdade de expressão", que é tão perigoso quanto essa mesma censura prévia, ideológica e econômica que dizem combater.


25/11/2014 - Tecnologia em comunicação
Site disponibiliza imagens de milhares de câmeras de segurança particulares

Um site denominado Insecam, supostamente baseado na Rússia, está disponibilizando na web acessos às imagens de cerca de 20 mil câmeras espalhadas em 152 países. Destas, 291 estão no Brasil. A iniciativa expõe a vulnerabilidade do sistema e provoca o debate sobre a proteção de dados privados na internet. Pela legislação brasileira, o autor do site poderia ser condenado a prisão, por um período entre três meses e um ano.


16/09/2014 - Tecnologia em comunicação
Rio ganha catálogo online de ferramentas voltadas para a democracia participativa

O Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) lançou recentemente uma espécie de catálogo colaborativo (conhecido como "wiki") de todas as ferramentas voltadas para a democracia participativa, como o Avazz, plataforma para abaixo-assinados online, e o Meu Rio, que foi um dos eixos de mobilização para aprovação da Lei da Ficha Limpa.


18/07/2014 - Comunicação Pública
O lugar do esporte na Comunicação Pública: a cobertura na EBC

A 3ª edição da Revista do Conselho Curador da EBC se debruçou sobre a temática da cobertura esportiva. Um dos entrevistados pela reportagem foi o editor de A Lupa, Léo Rodrigues, que falou das atividades que desenvolveu no Portal EBC e que vem desenvolvendo na TV Brasil, além de apresentar contribuições para o debate em torno deste assunto.


04/04/2014
Documentário traz relatos de desconhecidos que foram torturados na ditadura

A ong Criar Brasil e a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça lançaram no dia 31 de março o projeto Nossas Histórias. A iniciativa busca relatar os momentos de tortura e repressão sofridos por três pessoas que nunca se viram, mas que carregam juntas histórias de luta, idealismo e sonhos. Angelina, Damaris e Theodomiro são os personagens que compõem a linha de condução de três programas para TV, uma web série, três programas de rádio e um documentário.


19/03/2014 - Democratização da mídia
Pesquisador da FGV explica o que está em discussão com o Marco Civil da Internet

A TV Brasil chamou ao Repórter Brasil desta quarta (19/03) o pesquisador e gestor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fudação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Fernando Moncau. Ele levantou algumas questões ligadas ao projeto do Marco Civil da Internet, que está em discussão na Câmara dos Deputados.


05/02/2014
Fotógrafo italiano e documentarista brasileiro registram rotina na cracolândia paulista

Durante um ano, o fotógrafo italiano Alessio Ortu, de 32 anos, e o documentarista brasileiro Humberto Bassanelli visitaram quinzenalmente uma região frequentada por usuários de crack no centro de São Paulo. Enquanto andava pelo local, o fotógrafo puxava conversa com os viciados e produzia imagens que retratavam a degradação física, mental e moral. Por sua vez, o documentarista registrava em sua câmera o encontro de Alessio com aquelas pessoas. Deste trabalho, surgiu um livro e um filme, ambos com o nome Simulacrum Praecipitii - a visão do abismo.


15/02/2013 - 12:41 - Tecnologia em comunicação
Risco de asteroide 2012 DA14 afetar telecomunicações é muito baixo

A passagem do asteroide 2012 DA14 será um evento totalmente monitorado pela NASA. Por isso, não há razão para preocupações. É o que garante o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Othon Winter. O asteroide passará a uma distância de 27,6 mil km da Terra. O horário de sua maior proximidade com o planeta está previsto para 17h40, no horário de Brasília.


26/10/2011 - Democratização da mídia
Entrevista: Bernardo Kucinski discute mídia e promoção da saúde

A relação entre a mídia e a saúde irá nortear os trabalhos do Eixo 7 do 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Uma das presenças mais aguardadas é Bernardo Kucinski, jornalista, cientista político e professor da USP. Ele participará da mesa-redonda O Diálogo (Im)Possível: Jornalistas e Profissionais de Saúde. Na entrevista concedida ao jornalista Léo Rodrigues, ele adianta algumas questões que serão abordadas.


29/06/2011 - Tecnologia em comunicação
Conexões, da Rádio UFMG Educativa, discute o rádio e a identidade nacional

O Conexões é um espaço da Rádio UFMG Educativa (104,5 fm) voltado para a divulgação de grupos, projetos, ações e eventos. Vai ao ar de segunda a sexta-feira na voz do radialista Elias Santos. Entre reportagens e entrevistas, o programa discute novidades relacionadas à ciência e tecnologia, aos avanços da pesquisa, ao cenário cultural mineiro e à cidadania. A edição que foi levada ao ar no dia 29 de junho teve a produção de estudantes de Comunicação Social da UFMG.


08/06/2009
Muros que debatem

Sujeira, poluição visual, vandalismo, destruição do patrimônio público. Não são poucos os que recorrem a tais estereótipos para classificar pichações, grafites, estênceis, stickers e lambe-lambes. A pesquisadora Milene Migliano oferece uma perspectiva diferente. Na dissertação Diálogos públicos no Centro de Belo Horizonte – mapas de sentido em comunicação urbana, tais manifestações foram encaradas como comunicação não-presencial, na qual as pessoas se apropriam do espaço público e participam da dinâmica da cidade.


27/05/2009 - 18h38 - Democratização da mídia
"Com a Internet o jogo é outro", diz Luis Nassif em entrevista

O jornalista especializado em economia Luis Nassif participou nesta quarta do seminário Jornalismo Independente – liberdade de imprensa, direito à informação e democracia no Brasil na UFMG. Blogueiro de grande visibilidade, Nassif conversou com o jornalista Léo Rodrigues, que levantou questões relativas às novas mídias. Para Nassif, a era blogosfera inaugura transformações que levarão ao fim do jornalismo impresso convencional.


27/05/2009 - 13h58 - Democratização da mídia
"Jornalismo independente não existe", afirma Venício Lima

Venício Lima, professor de Comunicação Social da Universidade de Brasília (UnB), é um dos convidados do seminário Jornalismo Independente – liberdade de imprensa, direito à informação e democracia no Brasil, que acontece às 14h desta quarta na UFMG. Em entrevista concedida ao jornalista Léo Rodrigues, ele discute algumas questões que serão abordadas, tais como a Lei de Imprensa e as novas tecnologias de informação.


15/12/2008
A tribo pelo olhar do outro

Que músicas escutam, que roupas vestem e que programas fazem os sujeitos que se identificam como membros da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros)? Buscar respostas para essas questões foi um desafio enfrentado por Vinícius da Silva Luiz e Maria Tereza Novo Dias, estudantes de Comunicação Social da Fafich. Eles apresentaram, no dia 10 de dezembro, o projeto experimental de conclusão de graduação, materializado no livro-reportagem Cidade dos outros – Espaços e tribos LGBT em Belo Horizonte.


01/07/2008 - Democratização da mídia
Novos meios, velhos desejos

A Internet tornou-se, nos últimos anos, o meio mais fácil de circulação de informações, um lugar ilimitado em que as pessoas compartilham idéias e experiências. O mundo se digitaliza mais a cada dia, e as próprias relações humanas são levadas a ocupar o ciberespaço. Os espaços virtuais de relacionamento instauraram o que se pode chamar de uma revolução dentro da revolução. Uma nova forma de interação sexual que foi iniciada com as salas de bate-papo e estendeu-se ao ICQ, MSN, Orkut, Second Life.

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil