Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

COMUNICAÇÃO > DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA


15/07/2016 - 10:46 - Democratização da mídia
Artigo: Falta compreensão sobre o que é a comunicação pública

Não há democracia sem um sistema de comunicação que dê espaço à pluralidade politico-cultural. Infelizmente, este é um desafio histórico no Brasil, onde os maiores jornais e os canais da televisão aberta se concentram nas mãos de poucas famílias. Foi neste cenário que um tivemos um alento em 2008: a criação de uma empresa nacional de comunicação pública, agora alvo de ataques desonestos de setores conservadores.


10/01/2015 - Democratização da mídia
ARTIGO | Liberté, Egalité, Fraternité: reflexão sobre o caso Charlie Hebdo

Muito defensor de Liberté pra pouco defensor de Egalité e Fraternité. Assim resumiu uma amiga os debates que se seguiram após o ataque ao jornal francês Charlie Hebdo. O terrorismo não é justificável e nem tampouco o humor pode ter carta branca. Infelizmente, há sempre os bastiões do "absolutismo da liberdade de expressão", que é tão perigoso quanto essa mesma censura prévia, ideológica e econômica que dizem combater.


16/09/2014 - Democratização da mídia
Rio ganha catálogo online de ferramentas voltadas para a democracia participativa

O Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) lançou recentemente uma espécie de catálogo colaborativo (conhecido como "wiki") de todas as ferramentas voltadas para a democracia participativa, como o Avazz, plataforma para abaixo-assinados online, e o Meu Rio, que foi um dos eixos de mobilização para aprovação da Lei da Ficha Limpa.


18/07/2014 - Democratização da mídia
O lugar do esporte na Comunicação Pública: a cobertura na EBC

A 3ª edição da Revista do Conselho Curador da EBC se debruçou sobre a temática da cobertura esportiva. Um dos entrevistados pela reportagem foi o editor de A Lupa, Léo Rodrigues, que falou das atividades que desenvolveu no Portal EBC e que vem desenvolvendo na TV Brasil, além de apresentar contribuições para o debate em torno deste assunto.


19/03/2014 - Democratização da mídia
Pesquisador da FGV explica o que está em discussão com o Marco Civil da Internet

A TV Brasil chamou ao Repórter Brasil desta quarta (19/03) o pesquisador e gestor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fudação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Fernando Moncau. Ele levantou algumas questões ligadas ao projeto do Marco Civil da Internet, que está em discussão na Câmara dos Deputados.


26/10/2011 - Democratização da mídia
Entrevista: Bernardo Kucinski discute mídia e promoção da saúde

A relação entre a mídia e a saúde irá nortear os trabalhos do Eixo 7 do 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Uma das presenças mais aguardadas é Bernardo Kucinski, jornalista, cientista político e professor da USP. Ele participará da mesa-redonda O Diálogo (Im)Possível: Jornalistas e Profissionais de Saúde. Na entrevista concedida ao jornalista Léo Rodrigues, ele adianta algumas questões que serão abordadas.


27/05/2009 - 18h38 - Democratização da mídia
"Com a Internet o jogo é outro", diz Luis Nassif em entrevista

O jornalista especializado em economia Luis Nassif participou nesta quarta do seminário Jornalismo Independente – liberdade de imprensa, direito à informação e democracia no Brasil na UFMG. Blogueiro de grande visibilidade, Nassif conversou com o jornalista Léo Rodrigues, que levantou questões relativas às novas mídias. Para Nassif, a era blogosfera inaugura transformações que levarão ao fim do jornalismo impresso convencional.


27/05/2009 - 13h58 - Democratização da mídia
"Jornalismo independente não existe", afirma Venício Lima

Venício Lima, professor de Comunicação Social da Universidade de Brasília (UnB), é um dos convidados do seminário Jornalismo Independente – liberdade de imprensa, direito à informação e democracia no Brasil, que acontece às 14h desta quarta na UFMG. Em entrevista concedida ao jornalista Léo Rodrigues, ele discute algumas questões que serão abordadas, tais como a Lei de Imprensa e as novas tecnologias de informação.


01/07/2008 - Democratização da mídia
Novos meios, velhos desejos

A Internet tornou-se, nos últimos anos, o meio mais fácil de circulação de informações, um lugar ilimitado em que as pessoas compartilham idéias e experiências. O mundo se digitaliza mais a cada dia, e as próprias relações humanas são levadas a ocupar o ciberespaço. Os espaços virtuais de relacionamento instauraram o que se pode chamar de uma revolução dentro da revolução. Uma nova forma de interação sexual que foi iniciada com as salas de bate-papo e estendeu-se ao ICQ, MSN, Orkut, Second Life.

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil