Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

CULTURA


20/02/2017 - 20:07 - Cultura democrática e popular
Mulheres lançam marchinha e campanha contra assédio no carnaval de BH

Mulheres que integram diversos blocos de rua do carnaval de Belo Horizonte lançaram hoje (20) a campanha Tira a Mão: é Hora de Dar um Basta. O objetivo é combater o assédio durante a folia. As organizadoras explicam que a iniciativa é uma reação a diversos comentários machistas que foram encontrados na internet depois que um jornal publicou reportagem sobre os blocos formados apenas por mulheres.


17/02/2017 - 21:12 - Cultura democrática e popular
Blocos protestam contra exclusividade de marca de cerveja no carnaval de BH

Cerca de 30 blocos de carnaval de rua de Belo Horizonte se uniram a vendedores ambulantes e publicaram um manifesto contra a obrigação de se comercializar apenas bebidas da Ambev durante o carnaval. A empresa fechou um patrocínio com a prefeitura de Belo Horizonte e definiu os produtos que poderão ser vendidos nos blocos: três tipos de cerveja, três de refrigerante e um energético.


17/02/2017 - 18:05 - Cultura democrática e popular
Foliões de Belo Horizonte e Rio debatem relação entre carnaval e resistência política

Foliões de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro realizam encontro para debater o carnaval de rua como instrumento de resistência. A partir das experiências das duas cidades, eles pretendem discutir questões como a aproximação entre blocos e movimentos sociais, o enfrentamento à mercantilização da folia e a imposição de regras pelo poder público. O evento ocorre na Casa Naara, no centro da capital fluminense.


12/02/2017 - 16:08 - Cultura democrática e popular
Música que ironiza o termo "cidadão de bem" vence concurso de marchinhas em BH

O tradicional Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, que ocorre anualmente no início do carnaval de Belo Horizonte, realizou a sua final. A música O baile do cidadão de bem foi a vencedora. Os compositores Helbeth Trotta e Jhê Delacroix levarão um prêmio de R$ 6 mil. Segundo a letra da marchinha, o cidadão de bem protesta contra a corrupção, mas comete diariamente ilicitudes, como estacionar em lugar proibido.


11/02/2017 - 20:58 - Cultura democrática e popular
Movimentos de ocupação do espaço público fizeram ressurgir blocos de rua de BH

O carnaval em Belo Horizonte ganhou novos rumos em 2009 e em 2010. Foi quando estudantes e artistas se mobilizaram para contestar ludicamente medidas restritivas do poder público, em especial um decreto da prefeitura que proibia eventos na Praça da Estação. Os blocos foram surgindo e ampliando as pautas, discutindo temas como tarifa zero nos ônibus, déficit habitacional, preconceito racial, machismo e homofobia.


11/02/2017 - 13:47 - Cultura democrática e popular
Com 416 desfiles e 500 mil turistas, BH espera ter o maior carnaval da história

A prefeitura de Belo Horizonte já se refere ao carnaval 2017 como o maior da história da cidade. A expectativa é de que a folia mobilize 2,4 milhões de pessoas, dos quais 500 mil são turistas e os demais, moradores locais. A estimativa é ousada, uma vez que o carnaval do ano passado registrou um quinto da estimativa de foliões que não residem em Belo Horizonte, cerca de 100 mil.


11/02/2017 - 13:34 - Cultura democrática e popular
Largada para o Carnaval de BH começa hoje; programação inclui 350 blocos

Belo Horizonte dá a largada oficial do carnaval 2017 neste sábado (11). Dezoito blocos se apresentarão em pontos distintos da cidade. Eles puxam a fila dos 416 desfiles, organizados por 350 blocos cadastrados na Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). De acordo com o calendário oficial da cidade, a folia vai até o dia 1º de março, que marca a quarta-feira de cinzas.


04/02/2017 - 18:31 - Cultura democrática e popular
Risco de descontinuidade de políticas públicas preocupa cineastas

Cineastas de diferentes estados presentes na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes manifestaram preocupação com as consequências da crise econômica e política para a produção audiovisual brasileira. O maior temor é com uma possível descontinuidade de políticas públicas municipais, estaduais e federais que garantem financiamento e oxigenação para o setor.


29/01/2017 - 14:55 - Eventos culturais
Novos cineastas encontram espaço na Mostra de Tiradentes

Oferecer espaço para o surgimento de novos diretores no circuito cinematográfico brasileiro é um dos principais objetivos da Mostra de Cinema de Tiradentes. Completando 20 anos nesta edição, que terminou ontem (28), o evento ofereceu um impulso para a carreira da jovem Juliana Antunes. Seu filme, Baronesa, foi o vencedor da Mostra Aurora.


29/01/2017 - 11:36 - Eventos culturais
Mostra de Tiradentes premia filmes de São Paulo, Minas, Ceará e Maranhão

A 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes anunciou os filmes vencedores do evento. Os prêmios se concentraram em produções das regiões Sudeste e Nordeste. Cinco títulos foram agraciados com o Troféu Barroco: dois de São Paulo, um de Minas Gerais, um do Ceará e um do Maranhão. Diretores dos filmes agraciados irão ganhar incentivos de empresas patrocinadoras para a realização de um novo trabalho.


28/01/2017 - 13:19 - Eventos culturais
Mostra de Cinema de Tiradentes tem recorde de filmes dirigidos por mulheres

A 20ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes é a que contou até hoje com o maior número de filmes dirigidos por mulheres. Numa programação com 108 títulos, incluindo os curtas-metragens, 43 contam tiveram o sexo feminino na direção, cerca de 40%. Refletindo este momento, o evento lançou este ano o Troféu Helena Ignez, que será entregue anualmente a uma mulher que tenha atuado na produção de obras concorrentes


28/01/2017 - 9:57 - Eventos culturais
Mostra de Cinema de Tiradentes completa 20 anos com histórico de inovações

A segunda metade da década de 1990 é considerada o início da fase de retomada do cinema brasileiro, graças à criação de mecanismos de apoio às produções nacionais. Parte desta história pode ser contada por meio da Mostra de Cinema de Tiradentes. A primeira edição do evento ocorreu em 1998, com a proposta de colaborar com a reconstrução do cinema nacional.


24/12/2016 - 18:44 - Cultura democrática e popular
Projetos independentes se unem e lançam livro sobre 37 casas antigas de BH

Muitas casas antigas de Belo Horizonte chamam a atenção pela singularidade arquitetônica. Dispersas por bairros que surgiram nos primeiros anos da capital mineira, elas guardam em seu interior uma beleza escondida. Mas 37 delas foram reveladas em um livro a partir da união de dois projetos que viraram referência quando o assunto é a memória da cidade: o Chão Que Eu Piso e o Casas de BH


09/09/2016 - 10:02 - Eventos culturais
Exposição na UFMG traz releitura de Portinari e Drummond sobre Dom Quixote

Mostra traz 21 desenhos em lápis de cor do artista modernista brasileiro Cândido Portinari. Ele retrata a trajetória do fidalgo Dom Quixote de La Mancha, personagem mais famoso da obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Portinari fez os desenhos no fim de sua vida, quando estava intoxicado pelas tintas e não podia mais pintar. Para cada um deles, Carlos Drummond de Andrade dedicou uma glosa poética.


21/08/2016 - 14:28 - Cultura democrática e popular
Estrelas olímpicas viram caricaturas em exposição em Belo Horizonte

Foi na ponta do lápis que o cartunista Felipe Soares decidiu compartilhar suas impressões sobre o maior evento esportivo mundial. Na exposição Caricaturas Olímpicas, exposta no Centro Cultural Salgado Filho, o artista retratou 16 estrelas olímpicas como Usain Bolt, Michael Phelps e Neymar. Segundo o cartunista, o trabalho o estimulou a acompanhar as competições de uma forma diferente


 

<   página anterior   próxima página >

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil