Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

ESPORTE


Esporte é cultura Compartilhar

Cineasta atleticano ganha prêmio internacional com filme sobre a Libertadores 2013

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Bruno Cruz | 08/01/2015 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

Curta-metragem vencedor de duas edições do Cinefoot e do Guirlande D'honneur gira em torno do último lance da partida entre Atlético-MG e Tijuana, quando o goleiro Victor defendeu um pênalti com o pé e selou a classificação do time mineiro.

Lobo Mauro e as premiações conquistadas com o filme | Imagem: TV Brasil

O cineasta Lobo Mauro vive uma lua de mel com o seu trabalho de destaque em 2014. Recém-chegado da Europa, ele trouxe na bagagem o prêmio Guirlande D'honneur, considerado o “Oscar do cinema esportivo”. A edição 2014 da premiação aconteceu em Milão, na Itália, entre os dias 3 e 8 de dezembro.

O filme Quando se sonha tão grande, a realidade aprende chegou à Milão após ser escolhido também o melhor curta nos festivais Cinefoot Rio e no Cinefoot BH. O trabalho surgiu de uma paixão do cineasta, que é mineiro mas mora atualmente no Rio de Janeiro: o Atlético-MG. O filme contribui para imortalizar um pênalti e uma defesa que entraram para a história do futebol em 30 de março de 2013. O lance ocorreu no último minuto da partida. Quando Riascos, do Tijuana, correu e bateu na bola e o goleiro Victor, do Atlético-MG, rebateu-a com o pé, estava selada a classificação do time mineiro para as semifinais. O clube ainda se consagraria o campeão da Libertadores de 2013.

O filme, de 15 minutos, traz depoimentos de torcedores coadjuvantes e participações dos protagonistas como o goleiro Victor e o zagueiro Leonardo Silva (autor do pênalti que depois iria se redimir com o "gol do título"). Os radialistas Osvaldo Reis Pequetito (Rádio Globo) e Willy Gonser (Itatiaia) emprestam suas vozes para a narrativa.

O trabalho foi realizado com investimentos pessoais do diretor. Mas para chegar à Europa, Lobo Mauro recorreu a amigos e torcedores. A passagem para Milão foi custeada rifando brindes e contou inclusive com o apoio dos dois jogadores que participam das filmagens – Victor e Leonardo Silva - que autografaram camisas e pôsteres que foram sorteados.

- Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Bruno Cruz:

 

comments powered by Disqus

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil