Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

ESPORTE


Inovação em esporte Compartilhar

Equipes se preparam para 21ª Competição Baja SAE Brasil

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Daniel Isaía | 03/03/2015 Notícia veiculada pela TV Brasil / Repórter Brasil

O projeto Baja SAE teve sua primeira competição em 1976 na Universidade da Carolina do Sul (Estados Unidos), sendo seu principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia voltada para o automobilismo.

Competição reúne 76 equipes | Foto: Minerva Baja UFRJ / divulgação

76 equipes de 70 universidades estão inscritas na 21ª Competição Baja SAE Brasil Petrobras, que acontece entre os dias 05 e 08 de março em Piracicaba-SP. A competição reúne estudantes de engenharia de 16 estados brasileiros, Distrito Federal e dos Estados Unidos, totalizando cerca de 1,2 mil universitários. O estado com maior número de equipes é São Paulo (22), seguido por Minas Gerais (11) e Rio de Janeiro (10). Os EUA serão representados por uma equipe do Rochester Institute of Technology, de Nova York.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 hp, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

LEIA TAMBÉM:

  • No campus de Baja
  • O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, tendo a primeira competição realizada em 1976. As atividades da SAE Brasil começaram em 1991 e a primeira competição nacional ocorreu em 1995. A iniciativa tem fins educacionais, sendo o principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia voltada para o automobilismo.

    - Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Daniel Isaía:

     

    comments powered by Disqus

     

    O EDITOR


    Léo Rodrigues

    Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

     

    O BLOG


    O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

     

    QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

    Alguns direitos reservados
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
    Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
    Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil