Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

ESPORTE


História do esporte Compartilhar

No twitter, jornalista revive tempo real da vitória do Brasileirão de 95 pelo Botafogo

 
Produção: Léo Rodrigues / Reportagem: Daniel Isaía | 11/07/2015 Notícia veiculada pela TV Brasil / Stadium

Os acontecimentos da última conquista de um título nacional pelo time alvinegro são descritos como se estivessem ocorrendo exatamente agora

Conta no twitter descreve acontecimentos envolvendo o Botafogo de 1995 como se estivessem ocorrendo exatamente agora

Lá se vão 20 anos do último título nacional do Botafogo. E para manter a memória viva do Brasileirão de 1995, o jornalista e historiador Thales Machado adotou uma iniciativa bastante criativa: através do perfil do twitter "O Botafogo de 95", está revivendo em tempo real os acontecimentos daquele ano.

A conta, criada no dia 10 de maio, já angariou mais de dois mil seguidores. Lá já foram relatados a especulação em torno da contratação de Edmundo e os detalhes da contratação do técnico Autuori. Há também registros de uma partida contra a seleção de Brasília em homenagem à Nilton Santos, que terminou empatada em 1 a 1.

A conta do twitter apresenta os acontecimentos como se eles estivessem acontecendo este ano e traz ainda fotos e documentação da época (cópias de jornais, documentos, etc). A iniciativa é decorrente de um minucioso trabalho de pesquisa jornalística. A ideia de Thales Machado é que o trabalho seja um teaser de um livro sobre a conquista de 1995, que deverá ser financiado através de crowdfounding e com a colaboração dos torcedores.

ASSISTA TAMBÉM:

  • Cineasta atleticano ganha prêmio internacional com filme sobre a Libertadores 2013
  • Outra iniciativa que resgata a memória do último título do Botafogo é o curta-metragem "95", dirigido por Gabriel Baron e Julio Gracco, que foi lançado no Festival Cinefoot em 26 de maio. O documentário, de 30 minutos, traz revelações, desabafos e declarações de amor que se misturam com a história da conquista.

    - Confira a matéria da TV Brasil, com produção de Léo Rodrigues e reportagem de Daniel Isaía:

     

    comments powered by Disqus

     

    O EDITOR


    Léo Rodrigues

    Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

     

    O BLOG


    O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

     

    QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

    Alguns direitos reservados
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
    Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
    Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil