Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

ESPORTE > BASTIDORES


12/08/2016 - 13:41 - Bastidores
Palco de jogo da seleção, Minas Gerais tem apenas um time profissional feminino

O América-MG montou seu time de futebol feminino profissional no início deste ano. É o primeiro da história de Minas Gerais, que sedia hoje um momento histórico: no Mineirão, Brasil e Austrália jogam pelas quartas de final das Olimpíadas de 2016. A estruturação de equipes femininas profissionais é uma exigência do Profut, programa de refinanciamento das dívidas dos clubes com o governo. Mas as iniciativas ainda são isoladas.


05/08/2016 - 19:52 - Bastidores
Time britânico elogia estrutura de treinamento na UFMG e interage com estudantes

Na semana passada, a estrutura da UFMG ganhou elogios em diversos veículos da imprensa britânica. A estrutura conta com um pista de atletismo com piso de padrão olímpico, campo com sistema de amortecimento propício para o treinamento de arremesso e lançamento, piscina com bordas móveis que permitem regular seu tamanho, tanques de água gelada para recuperação dos atletas e quatro laboratórios.


06/10/2015 - Bastidores
Série sobre bicicletas, levada ao ar pela TV Brasil em 2014, vence Prêmio Abraciclo

A TV Brasil ficou com o primeiro lugar na categoria "bicicleta" do Prêmio Abraciclo de Jornalismo. A série de três reportagens tiveram o objetivo de discutir o lugar da bicicleta nos centros urbanos brasileiros e foram ao ar durante a Semana da Mobilidade 2014. O Prêmio Abraciclo de Jornalismo recebeu cerca de 300 inscrições e a cerimônia teve como apresentador o jornalista Ricardo Boechat.


01/10/2015 - Bastidores
Série sobre bicicletas, levada ao ar pela TV Brasil em 2014, receberá Prêmio Abraciclo

Reportagens tiveram o objetivo de discutir o lugar da bicicleta nos centros urbanos brasileiros e foram ao ar durante a Semana da Mobilidade 2014. O Prêmio Abraciclo de Jornalismo recebeu cerca de 300 inscrições. Cerimônia marcada para o dia 06 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, divulgará se o trabalho ficou em 1º, 2º ou 3º lugar.


25/07/2015 - Bastidores
Estatuto do Torcedor: partida entre Corinthians e Atlético-MG pode parar na justiça

Um dos cerca de 1,5 mil atleticanos que foram barrados na entrada do Itaquerão no último sábado (18/07), o advogado Custódio Neto se movimenta para acionar judicialmente a CBF e Corinthians, clube que acusa de descumprir o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003). Ele questiona por que os torcedores do Atlético-MG não tiveram garantido o prazo obrigatório de 72 horas antes da partida para início da venda de ingressos.


05/06/2015 - Bastidores
Poluição em pauta: alunos da UFRJ fazem arte com lixo da Baía de Guanabara

Lembrando a Semana Nacional do Meio Ambiente, o Parque Tecnológico da UFRJ foi tomado pela exposição "O mar não tá pra peixe". A mostra reúne obras produzidas por alunos e professores da Escola de Belas Artes a partir de material recolhido da Baía de Guanabara, que será palco das competições de vela nas Olimpíadas de 2016.


26/03/2015 - Bastidores
Em tempos de crise da água, obras do Rio 2016 transitam entre exemplo e polêmica

A preocupação com a sustentabilidade nas Olimpíadas 2016 tem sido enfatizada por autoridades do COI e do governo brasileiro. No entanto, no momento em que o país atravessa uma crise hídrica, é possível observar que há projetos mais e menos comprometidas com o racionamento da água. Enquanto a obra da Linha 4 do Metrô é referência, outras construções são polêmicas com alto gasto de água e promessas não cumpridas.


22/08/2014 - Bastidores
Torcedores do Fluminense agridem atletas e levantam novo debate sobre violência

A má exibição do Fluminense na derrota por 1 a 0 para a Chapecoense causou a revolta de um grupo de 20 torcedores. Eles recepcionaram os jogadores no aeroporto Santos Dumont e provocaram a ira do atacante Fred devido a forma de abordagem. Houve tentativa de agressão. O episódio reascende a discussão sobre os limites da torcida organizada.


18/07/2014 - Bastidores
O lugar do esporte na Comunicação Pública: a cobertura na EBC

A 3ª edição da Revista do Conselho Curador da EBC se debruçou sobre a temática da cobertura esportiva. Um dos entrevistados pela reportagem foi o editor de A Lupa, Léo Rodrigues, que falou das atividades que desenvolveu no Portal EBC e que vem desenvolvendo na TV Brasil, além de apresentar contribuições para o debate em torno deste assunto.


30/06/2014 - Bastidores
Partida beneficente reúne ex-craques internacionais que atuaram em Copas

Ex-jogadores que marcaram presença em edições anteriores da Copa do Mundo aproveitaram o clima do evento esportivo no Rio de Janeiro para promover um reencontro com a bola. Atletas como os colombianos Asprilla e Valderrama, o italiano Camaranesi, o argentino Zanetti, o búlgaro Stoichkov e o brasileiro Tita estão entre os participantes de uma ação da Fundação Forever. A iniciativa busca advertir para uma nova maneira de combater a pobreza na América Central.


 

        próxima página >

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste Blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil