Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

ESPORTE > HISTÓRIA DO ESPORTE


12/08/2016 - 13:41 - História do esporte
Palco de jogo da seleção, Minas Gerais tem apenas um time profissional feminino

O América-MG montou seu time de futebol feminino profissional no início deste ano. É o primeiro da história de Minas Gerais, que sedia hoje um momento histórico: no Mineirão, Brasil e Austrália jogam pelas quartas de final das Olimpíadas de 2016. A estruturação de equipes femininas profissionais é uma exigência do Profut, programa de refinanciamento das dívidas dos clubes com o governo. Mas as iniciativas ainda são isoladas.


11/07/2015 - História do esporte
No twitter, jornalista revive tempo real da vitória do Brasileirão de 95 pelo Botafogo

Lá se vão 20 anos do último título nacional do Botafogo. E para manter a memória viva do Brasileirão de 1995, o jornalista e historiador Thales Machado adotou uma iniciativa bastante criativa: através do perfil do twitter O Botafogo de 95, está revivendo em tempo real os acontecimentos daquele ano. O perfil apresenta os acontecimentos como se eles estivessem acontecendo este ano e traz ainda fotos e documentação da época.


11/06/2014 - História do esporte
Copa de 50: a política carioca, a construção do Maracanã e o clima carnavalesco

3 de julho 1950. O Brasil goleava a Espanha por 6 a 1 no Maracanã lotado e ficava a uma partida do título mundial. A torcida eufórica, numa provocação ao adversário, passou a entoar a marchinha Touradas de Madri, uma famosa composição de Braguinha que fazia sucesso naquela época. O episódio é um retrato do ambiente cultural do Rio de Janeiro naquele período. Mas a festa teve custo econômico e político.


24/01/2014 - História do esporte
Madureira, time da série C do Brasileirão, lança camisa com rosto de Che Guevara

O Madureira Esporte Clube lançou, no final de 2013, uma camisa em homenagem aos 50 anos da viagem que o clube fez à Cuba. O uniforme tem estampado o rosto de Che Guevara, líder da revolução cubana, e teve venda recorde em pouquíssimo tempo. A camisa, inicialmente, será usada apenas pelo time de futebol 7 do Madureira.


28/11/2013 - História do esporte
Nilton Santos é enterrado no Cemitério João Batista

Nilton Santos faleceu na última quinta (27/11) aos 88 anos de idade. Ele vinha sofrendo do Mal de Alzheimer. Tanto as despesas médicas como o sepultamento foram bancadas pelo Botafogo, clube do qual é ídolo. Eleito pela Fifa em 2000 como o maior lateral esquerdo de todos os tempos, Nilton Santos disputou quatro Copas. Sagrou-se campeão em 1958 e em 1962.


05/09/2013 - 22:11 - História do esporte
Leônidas da Silva: há cem anos nascia o craque que consagrou a bicicleta

"Inventor" da bicicleta, artilheiro da Copa de 1938 e campeão por todos os grandes clubes brasileiros onde passou. O currículo de Leônidas da Silva, também conhecido como Diamante Negro, é de dar inveja a qualquer atleta profissional e serve como inspiração para muitos garotos pobres que sonham um dia conquistar seu espaço na carreira. Nesta sexta, 6 de setembro de 2013, o craque completaria 100 anos.

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste Blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil