Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE


Sociedade e democracia Compartilhar

Empregados da Samarco aceitam acordo para novo período de layoff

 
Léo Rodrigues | 27/04/2017 - 18:33 Notícia publicada pela Agência Brasil

Segundo a Samarco, a medida é uma saída para preservar os postos de trabalho, uma vez que as atividades operacionais da mineradora estão paralisadas desde novembro de 2015.

Retorno da Samarco ainda depende de obtenção de licenças ambientais
Foto: Léo Rodrigues / Agência Brasil

Os empregados da Samarco concordaram com os termos apresentados pela mineradora para a concessão de um novo período de layoff por dois meses, entre 1º de junho e 31 de julho. A decisão foi tomada em assembleias organizadas pelo Sindicato Metabase de Mariana (MG) e pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Estado do Espírito Santo (Sindmetal-ES). Segundo a Samarco, a medida é uma saída para preservar os postos de trabalho, uma vez que as atividades operacionais da mineradora estão paralisadas desde novembro de 2015.

No layoff, o contrato de trabalho é suspenso, assim como o pagamento do salário. No entanto, a empresa tem que oferecer aos funcionários afastados treinamentos de requalificação, e os empregados têm direito a receber uma bolsa paga pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Para que não haja prejuízos aos trabalhadores, a Samarco propôs uma ajuda de custo complementar até atingir o valor do salário líquido de cada um.

LEIA TAMBÉM:

  • Samarco pretende conceder novo período layoff a parte de seus funcionários
  • Impasse com prefeitura de Santa Bárbara pode atrasar retorno da Samarco
  • As atividades da mineradora estão suspensas por causa da tragédia de Mariana (MG). Uma das barragens da mineradora se rompeu e liberou no ambiente mais de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos, o que devastou a vegetação nativa, poluiu a Bacia do Rio Doce, destruiu comunidades e provocou a morte de 19 pessoas. O episódio é considerado a maior tragédia ambiental do país.

    O novo período de layoff de dois meses pode ser prorrogado por mais três, caso o retorno das operações da empresa atrase. A expectativa da Samarco é retomar a produção no segundo semestre deste ano, o que depende da obtenção das licenças necessárias junto aos órgãos públicos de fiscalização ambiental. A Cava de Alegria do Sul, no município de Ouro Preto (MG), deverá funcionar como o novo depósito de rejeitos.

    Atualmente, a Samarco tem cerca de 1,8 mil empregados. A mineradora ainda vai definir quantos e quais funcionários participarão do novo período layoff.

    Outras medidas

    Até agora, a mineradora concedeu dois períodos de layoff, duas licenças remuneradas e um período de férias coletivas. Diferente do layoff, a licença remunerada consiste na permissão concedida ao empregado para ausentar-se do trabalho temporariamente. Ele continua a receber normalmente o seu salário. Nas férias coletivas, a empresa opta por conceder o direito às férias de forma simultânea a todos ou a uma parte dos empregados.

    Em julho do ano passado, a Samarco pôs em prática um Programa de Demissão Voluntária(PDV). No total, 925 empregados aderiram ao PDV e 153 foram demitidos por iniciativa da empresa com direito às vantagens oferecidas no programa.

     

    comments powered by Disqus

     

    O EDITOR


    Léo Rodrigues

    Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

     

    O BLOG


    O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

     

    QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

    Alguns direitos reservados
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
    Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
    Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil