Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE > MOVIMENTOS SOCIAIS


05/04/2017 - 17:08 - Sociedade e democracia
Atingidos pela tragédia de Mariana acusam mineradoras de boicotar acordo

Moradores afetados pela tragédia de Mariana (MG) publicaram uma nota onde acusam a mineradora Samarco e suas acionistas Vale e BHP Billiton de boicotar o Termo de Ajustamento Preliminar que as empresas selaram com o Ministério Público Federal. O acordo é voltado para a realização de diagnósticos socioambientais e socioeconômicos, que ajudaria a definir as bases para a reparação dos danos causados pela tragédia.


24/02/2017 - 12:16 - Movimentos sociais
Blocos de BH manifestam desconfiança com gestão do trânsito durante carnaval

Gerenciar o trânsito no maior carnaval da história da capital mineira não será tarefa fácil. A cidade espera ter nas ruas 2,4 milhões de foliões. Mas a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) tem ainda outro desafio: superar um histórico de desconfiança na relação com os blocos. Segundo os foliões, nos primeiros anos após a retomada dos blocos de rua em 2009 e em 2010, a gestão do trânsito era usada como instrumento da prefeitura para criar dificuldades aos desfiles.


24/02/2017 - 8:39 - Movimentos sociais
Liminar derruba exclusividade de marca de cerveja no carnaval de Belo Horizonte

Uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) derrubou a obrigação dos ambulantes de Belo Horizonte de comercializar apenas bebidas da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) durante o carnaval. O juiz Rinaldo Kennedy Silva alegou que o veto à venda de outras marcas de bebida afeta o interesse público e o direito dos comerciantes. Em caso de descumprimento, a prefeitura da cidade poderá receber multa diária de R$10 mil.


20/02/2017 - 20:07 - Movimentos sociais
Mulheres lançam marchinha e campanha contra assédio no carnaval de BH

Mulheres que integram diversos blocos de rua do carnaval de Belo Horizonte lançaram hoje (20) a campanha Tira a Mão: é Hora de Dar um Basta. O objetivo é combater o assédio durante a folia. As organizadoras explicam que a iniciativa é uma reação a diversos comentários machistas que foram encontrados na internet depois que um jornal publicou reportagem sobre os blocos formados apenas por mulheres.


17/02/2017 - 21:12 - Movimentos sociais
Blocos protestam contra exclusividade de marca de cerveja no carnaval de BH

Cerca de 30 blocos de carnaval de rua de Belo Horizonte se uniram a vendedores ambulantes e publicaram um manifesto contra a obrigação de se comercializar apenas bebidas da Ambev durante o carnaval. A empresa fechou um patrocínio com a prefeitura de Belo Horizonte e definiu os produtos que poderão ser vendidos nos blocos: três tipos de cerveja, três de refrigerante e um energético.


17/02/2017 - 18:05 - Movimentos sociais
Foliões de Belo Horizonte e Rio debatem relação entre carnaval e resistência política

Foliões de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro realizam encontro para debater o carnaval de rua como instrumento de resistência. A partir das experiências das duas cidades, eles pretendem discutir questões como a aproximação entre blocos e movimentos sociais, o enfrentamento à mercantilização da folia e a imposição de regras pelo poder público. O evento ocorre na Casa Naara, no centro da capital fluminense.


12/02/2017 - 16:08 - Movimentos sociais
Música que ironiza o termo "cidadão de bem" vence concurso de marchinhas em BH

O tradicional Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, que ocorre anualmente no início do carnaval de Belo Horizonte, realizou a sua final. A música O baile do cidadão de bem foi a vencedora. Os compositores Helbeth Trotta e Jhê Delacroix levarão um prêmio de R$ 6 mil. Segundo a letra da marchinha, o cidadão de bem protesta contra a corrupção, mas comete diariamente ilicitudes, como estacionar em lugar proibido.


11/02/2017 - 20:58 - Movimentos sociais
Movimentos de ocupação do espaço público fizeram ressurgir blocos de rua de BH

O carnaval em Belo Horizonte ganhou novos rumos em 2009 e em 2010. Foi quando estudantes e artistas se mobilizaram para contestar ludicamente medidas restritivas do poder público, em especial um decreto da prefeitura que proibia eventos na Praça da Estação. Os blocos foram surgindo e ampliando as pautas, discutindo temas como tarifa zero nos ônibus, déficit habitacional, preconceito racial, machismo e homofobia.


04/02/2017 - 18:31 - Movimentos sociais
Risco de descontinuidade de políticas públicas preocupa cineastas

Cineastas de diferentes estados presentes na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes manifestaram preocupação com as consequências da crise econômica e política para a produção audiovisual brasileira. O maior temor é com uma possível descontinuidade de políticas públicas municipais, estaduais e federais que garantem financiamento e oxigenação para o setor.


13/05/2016 - 11:08 - Movimentos sociais
Faculdade de Direito da UFMG amanhece ocupada por alunos contra impeachment

O pátio da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que reúne os cursos de direito e de ciências do Estado, amanheceu tomado por barracas de estudantes contrários ao afastamento de Dilma Rousseff da presidência da República. Eles começaram ontem uma ocupação e pretendem fazer debates e atos culturais no local. Cerca de 50 alunos passaram a noite no pátio.


15/06/2013 - Movimentos sociais
Conflito entre manifestantes e polícia durante abertura da Copa das Confederações

No entorno do estádio Mané Garrincha, durante a partida entre Brasil e Japão, houve confronto e disparos da bombas de efeito moral. Imagens do usuário GTNMsp e do repórter da EBC, Léo Rodrigues.


 

        próxima página >

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil