Portfólio do editor em

Belo Horizonte,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

SOCIEDADE > SAÚDE


21/05/2017 - 17:02 - Saúde
Cientistas estudam fungos da Antártica em busca de medicamento contra dengue

Cientistas mineiros estudam fungos da Antártica em busca de substâncias que possam servir para elaboração de medicamentos contra o vírus da dengue. O projeto MycoAntar está realizando testes com mais de 5 mil extratos de substâncias obtidas. Dois deles já demostraram potencial para dar origem a antivirais para humanos, pois foram capazes de inibir o vírus da dengue com baixa toxicidade.


09/04/2017 - 12:15 - Saúde
Pesquisa com veneno de aranha pode gerar remédio para disfunção erétil

A picada da aranha armadeira pode provocar, nos homens, o priapismo. Trata-se de uma ereção involuntária e dolorosa. No laboratório, porém, cientistas da UFMG e da Funed mostraram que o veneno desse aracnídeo pode levar a um novo medicamento para disfunção erétil, com algumas vantagens em relação aos já existentes no mercado. A biotecnologia já foi licenciada pela empresa Biozeus, que dará sequência ao projeto.


16/05/2017 - 20:44 - Saúde
Governo de Minas autoriza pesca de algumas espécies na bacia do Rio Doce

Uma portaria do Instituto Estadual de Florestas (IEF), autarquia ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), liberou a pesca de algumas espécies na bacia do Rio Doce. A atividade estava vetada desde 1º novembro de 2016, exceto para a prática amadora na modalidade de pesque e solte.


25/01/2017 - 13:37 - Saúde
Especialistas investigam relação entre febre amarela e degradação ambiental

Especialistas de diferentes estados do país estão se articulando para investigar a relação entre o surto de febre amarela e a degradação do meio ambiente. Eles acreditam que, se houvesse mais conhecimento, a propagação repentina do vírus de tempos em tempos poderia ser prevenida. A febre amarela é transmitida em áreas rurais pelo mosquito Haemagogus. Em área urbana, o vetor é o Aedes aegypti. No entanto, não há registros no Brasil de transmissão da doença em meios urbanos desde 1942.


08/11/2016 - 23:18 - Saúde
Médicos cubanos são homenageados em BH durante despedida

O Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMS-BH) homenageou os 26 médicos cubanos que trabalharam na capital mineira nos últimos três anos. Eles participaram do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que prevê a contratação de médicos brasileiros e estrangeiros para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.


30/09/2016 - 21:48 - Saúde
Abastecimento de vacinas se normalizará em 2017, diz Ministério da Saúde

O principal problema é com a BCG, que previne contra a tuberculose e é aplicada em recém-nascidos. Também há dificuldades com a vacina contra a raiva e com os soros. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, o problema é de produção e não há nenhuma influência da crise econômica. A ausência dos imunizantes produzidos no Brasil não é total, embora a distribuição aos estados esteja muito aquém dos quantitativos de uso mensal.


30/09/2016 - 16:21 - Saúde
Pesquisador comemora vacina, mas alerta: "Dengue não vai acabar amanhã"

Trinta municípios do Paraná já receberam lotes da primeira vacina contra a dengue, de fabricação do laboratório francês Sanofi Pasteur. O imunizante é indicado para pessoas entre 9 e 45 anos e deve ser aplicado em três doses com intervalos de seis meses. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a eficácia é superior a 90%. Outros estados e regiões do país deverão ser beneciados em breve.


29/09/2016 - 13:47 - Saúde
Cartilha orientará médicos sobre vacinas para pacientes com HIV

Publicação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) tem como objetivo enfrentar a baixa cobertura vacinal entre os soropositivos. A cartilha de 59 páginas será distribuída aos médicos associados e também em estabelecimentos hospitalares que possuem profissionais lidando com pessoas com HIV. Quase 100% das vacinas recomendadas para estes pacientes estão disponíveis gratuitamente através SUS.


23/08/2016 - 10:07 - Saúde
Impasse entre governos municipal e federal gera crise em hospital de BH

A Prefeitura de BH suspendeu um repasse mensal de R$1,5 milhão para o Hospital Risoleta Neves. Enquanto os gestores da unidade de saúde ainda tentam reverter a decisão para não reduzir serviços, a Secretaria Municipal de Saúde diz que o poder municipal não poderá mais arcar com estes custos e que eles seriam de responsabilidade do Ministério da Saúde. No entanto, o governo federal discorda.


14/03/2016 - 9:31 - Saúde
Pesquisa comprova eficácia de óleos de orégano e de cravo no combate ao Aedes

Uma pesquisa da PUC Minas e da Fundação Ezequiel Dias (Funed) atestou a eficiência do uso dos óleos de orégano e de cravo para matar as larvas do mosquito Aedes aegypti. O próximo passo do estudo será desenvolver a fórmula para um larvicida, que será colocado à disposição do mercado. Em contato com o criadouro, os óleos matam as larvas em até 24 horas.


22/02/2016 - 13:15 - Saúde
Liminar proíbe pesca na foz do Rio Doce

Entrou em vigor a proibição da pesca na região da foz do Rio Doce. A medida havia sido solicitada pelo Ministério Público Federal por meio de uma ação civil pública e, assim, uma liminar foi concedida pela Justiça Federal do Espírito Santo. Conforme decisão do juiz Wellington Lopes da Silva, a suspensão da atividade pesqueira tem efeito em dois municípios do litoral capixaba: Aracruz e Linhares.


19/10/2014 - Saúde
Inmetro regulamenta venda de brinquedos que emitem raios laser

O Inmetro publicou uma portaria determinando que nenhum brinquedo poderá emitir radiação laser superior a 1 miliwatt (mw). A medida busca combater lesões oculares causadas por feixes de luz laser direcionados aos olhos. Produtos que estiverem fora do padrão terão de ser retirados do mercado.


26/09/2014 - Saúde
Encerramento de alas obstétricas e maternidades no Brasil preocupa futuras mães

São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba são apontadas como cidades com quadro mais preocupante. Na capital fluminense, os leitos de obstetrícia clínica diminuiram 25% em dois anos, e na região metropolitana de São Paulo, mais dois hospitais tradicionais fecharam suas maternidades. Problema atinge tanto a rede privada como a pública. De 2010 a 2013, o SUS perdeu 3,4 mil leitos. Problema tem raíz financeira.


05/02/2014 - Saúde
Fotógrafo italiano e documentarista brasileiro registram rotina na cracolândia paulista

Durante um ano, o fotógrafo italiano Alessio Ortu, de 32 anos, e o documentarista brasileiro Humberto Bassanelli visitaram quinzenalmente uma região frequentada por usuários de crack no centro de São Paulo. Enquanto andava pelo local, o fotógrafo puxava conversa com os viciados e produzia imagens que retratavam a degradação física, mental e moral. Por sua vez, o documentarista registrava em sua câmera o encontro de Alessio com aquelas pessoas. Deste trabalho, surgiu um livro e um filme, ambos com o nome Simulacrum Praecipitii - a visão do abismo.


11/01/2014 - Saúde
Geneticistas trabalham em projeto para melhorar qualidade de vida de idosos

O Projeto 80+, coordenado pela geneticista da Universidade de São Paulo (USP), Mayana Zatz, está mapeando o DNA de idosos que vem se envelhecendo de forma saudável, especialmente do ponto de vista cognitivo. O objetivo do estudo, que conta com o apoio do CNPq, Fapesp e Hospital Albert Einstein, é formar um banco de dados e imagens funcionais do cérebro para fornecer à medicina elementos que possibilitem entender melhor distúrbios neurológicos como o Alzheimer.


12/07/2013 - 18:55 - Saúde
Entenda o que é o Ato Médico

Motivo de polêmica entre profissionais da saúde, o Ato Médico foi aprovado no dia 18 de junho no Senado, mas teve alguns pontos vetados pela presidenta Dilma Rousseff nesta quinta (11). O projeto vinha gerando preocupações em enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outras categorias que temiam ter algumas de suas funções limitadas pela nova legislação.


27/03/2013 - 13:14 - Saúde
Baixa de testosterona prejudica vida sexual da mulher, aponta pesquisa

Conhecido popularmente como "hormônio masculino", a testosterona é também fundamental para a saúde sexual da mulher. É o que aponta um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da UFMG no ano passado, cujos resultados foram agora divulgados para a imprensa. A pesquisa foi baseada em um levantamento com 60 mulheres com problemas sexuais em tratamento no Hospital das Clínicas da UFMG, das quais 75% apresentaram baixos níveis de testosterona.


07/12/2012 - 12:37 - Saúde
Pessoas com transtorno mental são mais vulneráveis ao sexo sem proteção

Uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina da UFMG apontou que pessoas com algum transtorno mental estão mais suscetíveis a realizar sexo desprotegido. Um levantamento foi realizado com 1475 usuários de serviços de saúde mental que declararam ser sexualmente ativos.


06/06/2012 - Saúde
Ato Médico: "são nas brechas que se encontram os perigos", analisa psicóloga

Três ônibus saíram de Belo Horizonte rumo à manifestação contra o Ato Médico realizada em Brasília na úlima quarta-feira, 30 de maio. Profissionais de diversas categorias temem pela autonomia de suas profissões, caso sejam aprovados o Projeto de Lei do Senado (PLS) 268/2002 e o Projeto de Lei (PL) 7703/2006, conhecidos como "Ato Médico”.


06/06/2012 - Saúde
Manifestação contra o Ato Médico reúne profissionais e estudantes em Brasília

Na última quarta-feira, 30 de maio, a Frente Mineira de Defesa da Saúde marcou presença na manifestação realizada em Brasília contra o Ato Médico. A iniciativa reuniu cerca de 3 mil profissionais e estudantes de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social, entre outros.


 

        próxima página >

 

 

O EDITOR


Léo Rodrigues

Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

 

O BLOG


O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

 

QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

Alguns direitos reservados
Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil