Portfólio do editor em

Rio de Janeiro,

Mapa do Blog | Avise Erros | Contato

COMUNICAÇÃO | SOCIEDADE | CULTURA | ESPORTE

 

ABOIADOR DE VIOLAS


 

 

  • Aboiador de Violas, 2010. Documentário. 62 minutos.
  • Aboiador de ViolasProdução, edição e direção: Tata Lobo e Léo Rodrigues

    Aboio é o canto para os bois, comum no nordeste brasileiro e no interior de Minas Gerais, que dá orientações para a movimentação da boiada. Tendo vivido grande parte de sua infância e adolescência na roça, Pereira da Viola conviveu e aprendeu a arte vendo a prática dos aboiadores. No entanto, morando atualmente na capital mineira, distante dos bois, seu conhecimento se torna de pouca utilidade prática. É, porém, um líder destacado de um amplo movimento cultural e político que circunda a viola caipira, o que faz dele um Aboiador de Violas, título de uma de suas músicas e agora também de um vídeo-documentário.

    Produzido e dirigido por Tata Lobo e Léo Rodrigues como projeto de conclusão do curso de graduação em Comunicação Social da UFMG, Aboiador de Violas aborda a relação de Pereira da Viola com a música, a cultura popular e os movimentos sociais ligados à terra. O trabalho recebeu nota máxima da banca que o avaliou. Desde os primeiros dias de filmagem, foram 9 meses de trabalho e quase 5 mil quilômetros percorridos. Realizando entrevistas e acompanhando shows, Tata Lobo e Léo Rodrigues estiveram em Vitória da Conquista-BA, Sabará-MG, Congonhas-MG, Montes Claros-MG e Bonfim-MG, além da vila de São Julião. Todo esse esforço foi reduzido a um filme de 62 minutos.

    Em 2010, a obra despertou o interesse da Rede Minas, que a transmitiu para todo o estado de Minas Gerais. O trabalho também integrou a documentação do processo para que a Vila de São Julião fosse reconhecida como comunidade quilombola pela Fundação Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

    Sinopse: Nascido em uma pequena vila no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, Pereira da Viola se tornou um dos principais músicos da nova cena do instrumento que adentra o seu nome artístico. Com seis discos gravados, o violeiro não deixa de lado as origens e alia sua obra a uma compreensão própria de cultura popular e ao compromisso que mantém com os movimentos sociais ligados à terra.

    - Leia o release

    - Leia a defesa teórica do projeto

    - Reportagem do jornal Estado de Minas

    - Clipping completo

    - Assista o filme completo

    - Assista a abertura do filme

    - Assista vinheta do filme: a Folia de Reis

    - Assista a entrevista dos diretores à Rede Minas

     

     

     

    O EDITOR


    Léo Rodrigues

    Repórter da Agência Brasil, formado em Comunicação Social pela UFMG em 2010. Ex-jornalista da TV Brasil e do Portal EBC, onde também atuou como editor de esportes. Diretor de documentários cujo foco de interesse é a cultura popular, entre eles os longas "Aboiador de Violas" e "Pra fazer carnaval mais uma vez". Saiba mais

     

    O BLOG


    O trabalho do jornalista nunca é isento. Trata-se de um exercício constante de escolhas. Para onde apontar a lupa? De que ângulo posicionaremos a lupa? Este espaço surge a partir do interesse do editor em concentrar o seu acervo de produções jornalísticas e, ao mesmo tempo, propor coberturas e reflexões sobre comunicação, sociedade, cultura e esporte. Entenda melhor a proposta

     

    QUEM É O EDITOR | PROPOSTA DO BLOG | MAPA DO BLOG | AVISE ERROS | CONTATO

    Alguns direitos reservados
    Todo o conteúdo deste blog está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário.
    Permitida a cópia, redistribuição e alterações desde que se conceda os devidos créditos e mencione caso alguma adaptação tenha sido realizada.
    Saiba mais como funciona a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil